quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Batman


Batman é um um super-herói, personagem de histórias em quadrinhos publicadas pela editora norte-americana DC Comics, cuja primeira aparição alguns acreditam ter sido em desenhos de Frank Foster em 1932[1], e que foi publicado posteriormente na revista Detective Comics #27, em Maio de 1939. Mais tarde, juntamente a Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Batman foi co-criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger, embora apenas Kane receba oficialmente os créditos, apesar de seus esforços para dividir os méritos na criação do personagem. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras, capa vermelha e ligado ao tema dos morcegos, mas foi Finger que deu ao personagem o formato pelo qual ficaria consagrado. Apesar de oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Frank Foster II, artista ligado à indústria de publicações de Nova Iorque na década de 1930, foram considerados autênticos pela DC Comics.

Mundo fictício de super-heróis da editora DC Comics (conhecido como Universo DC), Batman tem como sua identidade secreta seu alter ego Bruce Wayne, empresário, playboy e filantropo bilionário. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança teria levado um jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revolver lhe deu aversão a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado numa coisa que o amedrontava quando criança: Morcegos. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime. Diferentemente de outros super-heróis, Batman não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem-preparado em sua guerra contra o crime.

Vilões

Nos anos 1930 e 1940, temos o Coringa (Joker), o palhaço louco, assassino e psicótico; a sensual Selina Kyle, a Mulher-Gato; Oswald Chesterfield Cobblepot, o Pingüim; o ex-promotor Harvey Dent, hoje conhecido como Duas-Caras; o Chapeleiro Louco; o terrível Edward Nygma, o Charada; Espantalho, o senhor do medo.

Nas décadas de 1950 a 1970, temos o surgimento de Victor Fries, o Senhor Frio; Hera Venenosa; Ra's Al Ghul, possivelmente o maior vilão que o Batman já enfrentou e recentemente voltando a evidência em razão do êxito do filme Batman Begins.

Na década de 1980, temos Killer Croc (Crocodilo); Máscara Negra; e o ventríloquo Arnold Wesker e seu boneco Scarface.

Bane e Harley Quinn surgiram na década de 1990, e, mais recentemente, o Silêncio.

Outros vilões também estão presentes nos quadrinhos e nas séries de desenhos animados de Batman, como por exemplo: o Pistoleiro, Ca

ra-de-Barro, Morcego Humano, Vagalume (DC Comics) e o segundo Robin (Jason Todd), que é assassinado pelo Coringa e renasce sob a máscara de Capuz Vermelho.

Habilidades e recursos

Batmóvel do filme "Batman".

Batman é um humano que não possui quaisquer habilidades sobre-humanas, mas tem uma imensidão de perícias: é um atleta incomparável, habilidoso em todas as formas de combate corpo-a-corpo e com armas, o maior detetive do mundo, mestre em fugas e disfarces, explosivos, inventor, cientista, acrobacia, pilotagem, condução de carros. É um expert em furtividade, entrando e saindo de um local sem ser notado. Sab

e exatamente como interrogar ou intimidar um suspeito.

Batman é conside

rado um dos mais fortes não-meta-humanos de toda face da terra, podendo derrotar seres muito mais poderosos que ele próprio com uma combinação de inteligência, raciocínio rapído e habilidades que ele desenvolveu através de arduo treinamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário