
Jogo combate deficiências no cérebro
Empresa afirma que seus games podem ajudar no desenvolvimento das funções cognitivas
Não são só nossos músculos que precisam de uma academia, o cérebro também precisa se exercitar. Apesar de o crescimento dos neurônios praticamente parar depois dos 20 anos de idade, eles continuam realizando conexões e precisam de constantes estímulos para se manter funcionando direito. Durante muito tempo, jogos como o xadrez, a paciência e as palavras-cruzadas acabavam servindo como esse estímulo. Com o surgimento do videogame, o leque de exercícios aumentou drasticamente. Só estava faltando o personal trainer.
O site Cérebro Melhor oferece um treinador pra guiar o usuário pelos 20 games disponibilizados na página. O projeto foi baseado num site francês, que já foi traduzido para o alemão e o inglês. Segundo o francês Frank Bernard, criador do site original, jogar durante vinte minutos por dia, pode ajudar a melhorar as funções cognitivas, prevenir seu declínio e proteger contra o Alzheimer.
Para a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, o diferencial do site é o treinador virtual, que guia o treino naquelas áreas em que o usuário tiver mais dificuldades. Os criadores dividiram as funções cerebrais a serem desenvolvidas em cinco categorias: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e percepção espacial.
A missão do treinador é acompanhar o progresso do usuário, estudar quais dessas áreas são menos desenvolvidas e dar os exercícios corretos para a sua melhoria. “As pessoas gostam de fazer as coisas em que elas são boas. Nós temos que estimula-las para fazer as outras atividades”, diz Suzana, que também é consultora do site.
O objetivo é reunir pelo menos 30 mil usuários até o final de 2010. Para isso, eles oferecem um período de sete dias para o usuário testar o site gratuitamente. Quem gostar, pode assinar o serviço por várias taxas. A anual sai por R$ 144.
Mas Suzana Herculano deixa claro que só fazer os exercícios do site não basta: “Esses jogos só funcionam se estiverem dentro de um contexto saudável de vida. Para ter um cérebro saudável, leia, corra, se cuide.”
Leia Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário